Blog

O que é LUXO para você?

Há quem acredite que o luxo está associado somente ao dinheiro, ao status, ao poder, mas na verdade o luxo é muito mais que isso. O luxo representa uma questão pessoal para cada um, um estilo de vida.
Ao pé da letra luxo tem a mesma raiz da palavra luz (lux), é algo que resplandece e se destaca. Algo que dá uma momentânea sensação de alegria. Hoje em dia a definição de luxo muda com frequência, de pessoa para pessoa, e de acordo com o poder aquisitivo, classe social e geografia de cada um. Para muitas pessoas o luxo é uma peça de artesanato feita por mulheres de uma tribo indígena, ou uma bijuteria brasileira confeccionada com semente de guaraná. E consideram luxo por que valorizam muito coisas feitas à mão, de um lugar específico, de uma cultura local. Algo único, algo feito por encomenda, algo exclusivo. Aí entramos no conceito da exclusividade, àquele sentimento de sentir-se especial, ser ímpar. Sabendo disso as empresas especializadas em mercado de luxo oferecem todo o tipo de serviço personalizado, de reserva de bilhetes de avião à entrada nos bares, clubes e festas mais exclusivos do mundo. E muita gente paga por isso sim, pois são pessoas acostumadas a um padrão de vida no qual não cabe fazer as coisas como todo mundo faz, é preciso que eles se sintam especiais, privilegiados.
No Brasil, notamos que luxo tem muito mais a ver com preço. Se for caro, é luxuoso, é desejável. Este pode ser o primeiro estágio de um setor que está começando a dar passos maiores em nosso país. A próxima etapa é o desenvolvimento do luxo como conceito de estilo de vida, e não apenas o luxo como aquisição de bens materiais de alto valor agregado. É claro que vestir-se bem, usar uma bolsa Chanel, dirigir um bom carro e viajar para lugares incríveis é bom e serve de combustível aos sonhos de muita gente, mas resumir o luxo a isso é no mínimo limitar um setor que bomba mesmo em tempos de crise. Vender luxo é vender sonhos. E quem não sonha?
Mas o luxo precisa ser apreciado, e não é todo mundo que sabe fazê-lo. Muitas vezes ele não custa dinheiro e nem vem embrulhado em um laço dourado. Às vezes ele está associado às coisas mais simples e corriqueiras para alguns e sinônimo de prazer máximo para outros. Um pai que viaja o mundo a trabalho e quase não tempo para curtir seus filhos considera um fim de semana em casa o ápice do luxo. Essa é a questão, elevar o luxo a outro patamar, que vai além de cifras e ostentação. Para nós luxo é a liberdade de poder ser você mesmo, é ter informação para trilhar seu próprio caminho, é escolher pagar caro em um produto por que você achou aquele item bonito, por que combina com seu estilo, e por que ela vai te deixar feliz. O contrário disso seria pagar tanto dinheiro em algo só para sair por aí exibindo um logo, um diagrama, um nome que, imagina-se, traz status e cria uma aura de riqueza em volta de quem usa. Luxo é ser verdadeiro com você mesmo e fiel aos seus princípios, seja na moda, na vida pessoal ou nos negócios. Luxo é viver bem e ser feliz com suas escolhas. Luxo é pensar no próximo. (Por: Douglas Lopez)

Luxo1

Comente este post!

comentário(s)