Blog

Já ouviu falar em decoração afetiva?

A memória afetiva compreende lembranças sensoriais e emocionais, ela aparece por meio de cores, formas, fragrâncias, sabores, mas sempre relacionada a um momento importante do passado. Na decoração podemos despertar o sentimento de familiaridade através de diversos itens.
Ao andar por aí, muitas vezes nos deparamos com alguma mobília ou espaço que remete a um ambiente aconchegante que conhecemos ou frequentamos na infância, quando passamos por essa situação, até fechamos os olhos para que os momentos de túnel do tempo seja prolongada. Sendo assim é natural querer inserir elementos que lembram ou de fato fizeram parte do nosso passado ou momento especial, assim cada vez que olhar para aquela peça a sensação boa vem à tona. Nas visitas à casa dos avós ou pais, no fim de semana na fazenda ou até mesmo vasculhando o porão ou caixas guardadas em casa é possível encontrar peças com história e lembranças.
E caso a memória não possa ser resgatada por meio de herança de família, que tal compor com algo que nos leva para nossa infância num formato moderno e funcional? Alguns materiais e objetos de decoração são fabricados nos dias de hoje com roupagem retrô e leitura contemporânea, justamente para gerar essa sensação que nos transporta ao tempo.
O resultado não poderia ser outro, lindos, aconchegantes, com tom intimista e com história.
Outras maneiras de utilizar a memória afetiva para compor a decoração de sua casa é através de fotos. Escolha um canto da casa para espalhar porta retratos com fotos importantes da sua vida e de sua família, vale momentos que fizeram a diferença, marcantes, como casamentos, nascimento, férias.
Em casos de querer usar peças – que na sua opinião não combinam com a decoração atual – vale tentar restaurar, mudar as cores, trocar alguns detalhes por outros e assim ter uma peça de história em seu ambiente com um toque ímpar. Mobílias antigas podem ser reformadas, objetos podem ganhar um novo significado e utilidade, vale usar a imaginação e deixar suas lembranças falar por você.
Qual material ou objeto desperta a memória afetiva em você? Nós queremos saber, fotografe e poste no instagram marcando a @revistapaparazzi

Comente este post!

comentário(s)