Blog

Conheça Akihabara, o paraíso das Tecnologias no Japão

Se você conhece Tóquio de alguma maneira, seja por ter visitado a cidade ou através de reportagens, filmes ou outros meios, sabe que a capital japonesa se destaca por parecer um centro urbano tirado de alguma história futurista de ficção científica. Grande parte dessa impressão se dá pela grande movimentação de pessoas, pelos prédios modernos e, principalmente, pelas luzes hipnotizantes das fachadas de lojas e outros estabelecimentos. Se existe um local mais preciso que simboliza essa imagem estereotipada de Tóquio, é o distrito de Akihabara, o paraíso dos eletrônicos e afins, conhecido mundialmente como AkihabaraDenkiGai, ou “Cidade Elétrica de Akihabara”. O lugar é parte do bairro de Chiyoda, na capital japonesa, onde também se localiza o Palácio Imperial de Tóquio, residência do Imperador do Japão. Passear em Akihabara é como andar em uma Rua Santa Ifigênia – logradouro referência em eletroeletrônica na cidade de São Paulo –, mas com muito mais glamour, beleza e variedade de produtos infinitamente maior. Logo após a Segunda Guerra Mundial, que devastou duas cidades japonesas com bombas atômicas, o local virou o centro de um mercado paralelo de peças de rádio e outros eletrônicos.
Se existe, você encontra lá
Qualquer produto eletrônico – ou mesmo componentes individuais – pode ser encontrado na Yodobashi, onde a grande maioria das marcas famosas comercializa seus lançamentos. É uma infinidade de modelos de televisores, smartphones, computadores, notebooks, periféricos de todos os tipos, caixas de som e eletrodomésticos, como aspiradores, cafeteiras, micro-ondas e coisas que a gente sequer ousa acreditar que existem, mas que já são usadas no Japão.
Muito além de apenas uma loja Além da gigante Yodobashi, o distrito de Akihabara é tomado por lojas menores, geralmente mais especializadas em certos segmentos eletrônicos. Além de estabelecimentos conhecidos pelos ocidentais, como a Sega e a Nintendo, você vai encontrar uma infinidade de lojas das quais nunca ouvimos falar e que oferecem produtos dos mais diversos tipos. Se um aparelho eletrônico existe, ele certamente pode ser encontrado em Akihabara. As ruas do distrito seguem por pequenos becos que levam a corredores de galerias recheadas de pequenos estabelecimentos onde você pode encontrar desde os smartphones mais modernos e futuristas até aquela pecinha que quebrou em seu nostálgico videocassete, passando por componentes como LEDs, transistores, fusíveis e cabos para seu projeto pessoal de eletrônica.
O movimento no distrito é muito intenso, e as ruas estão sempre tomadas por pessoas de todos os lugares, desde turistas do mundo inteiro (geralmente deslumbrados com o lugar) até os próprios japoneses em busca de algum item eletrônico barato. Akihabara é, sem dúvida, um dos destinos mais interessantes do mundo para os aficionados por equipamentos eletrônicos e pela cultura japonesa em geral. Um paraíso para os nerds de plantão, o local é recheado de história e de pontos que valem ser visitados. Quando der um pulinho no Japão, não deixe de conhecer esse que é um dos distritos mais famosos do mundo.

(Texto by Alexandre Ferreira)

Comente este post!

comentário(s)