Blog

Conheça a filosofia havaiana Ho’oponopono

Você sabia que podemos nos livrar de amarras, lembranças negativas, stress, ansiedade, depressão, mágoas, somente com a repetição de pequenas frases? A técnica vem da filosofia havaiana Ho’oponopono e vem ganhando cada vez mais adeptos que garantem a eficácia do ritual. Você deve estar se perguntando, quais são essas frases tão poderosas? São elas; “Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato”.

A técnica promete te libertar de recordações que poluem a mente e envenenam o coração repetidas vezes, alimentando a mágoa. Dentre os efeitos estão a alma livre para emanar boas energias e a tão desejada paz interior.  A filosofia parte do pressuposto de que tudo o que conhecemos como “realidade” é experimentado de forma individual pela nossa mente. Aquilo que você sente, ouve, vê e até as coisas ou pessoas que conhece sofrem influências do seu “eu” interior. Sendo assim, tudo o que acontece a sua volta envolve a sua participação, já que você é responsável pelo que pensa e sente. Já reparou que, muitas vezes, nós mesmos podemos ser nossos piores inimigos? Isso acontece porque cada pensamento pode ativar um mecanismo que recria um mundo (ainda que ilusório) de problemas. O principal objetivo do ho’oponopono é buscar a cura desses problemas por meio do perdão. Não necessariamente o perdão dos outros, mas, principalmente, o de si mesmo. Isso é feito com a compreensão de que o que acontece com você não importa, mas o que você fará com aquilo que aconteceu é o que realmente interessa. Se a sua mente e seus pensamentos te causaram problemas, eles também são capazes de resolvê-los

Em havaiano, Ho’o quer dizer causa, e ponopono, perfeição, ou seja, a expressão pode ser traduzida como corrigir um erro ou tornar certo. Por meio dessa prática que não requer aulas nem ensinamentos, é possível limpar a própria mente, deixando-a livre de memórias que nos prendem ao passado, impedindo uma vida mais leve. Ao praticar o Ho’oponopono, pede-se a Deus ou à divindade na qual se acredita, que limpe e purifique as memórias ruins que se repetem. Qualquer uma. De qualquer tempo. “Sinto muito” é o reconhecimento de que algo penetrou em seu corpo ou mente; é um pedido de perdão por isso. “Me perdoe” é um pedido a Deus para que o ajude a se perdoar, bem como perdoar o outro. “Te amo” ajuda a transmutar a energia bloqueada (em luz, compaixão etc). E “Sou grato” é a expressão de gratidão e fé de que tudo será resolvido para o bem de todos os envolvidos.

A prática pode ser feita o tempo todo, pois a todo momento fazemos julgamentos que partem sempre de registros e condicionamentos que rondam nossa mente. Quando sentir que houve um julgamento e que isso gerou um sentimento de ansiedade ou um incômodo qualquer, simplesmente repita ‘Sinto muito. Me Perdoe. Te amo. Sou grato’, neutralizando a vibração do sentimento.

 

 

 

Comente este post!

comentário(s)